Além de terem formado a banda Chic, produziram outros artistas, bandas, discos e influenciaram em trilhas sonoras, gerando grandes sucessos, aonde quer que empregassem seus talentos. Mas, curiosamente, no início eles só queriam formar uma banda de Rock.
Exemplos do sucesso que estamos dizendo estão na lista de artistas e discos produzidos pela dupla ao longo de mais de duas décadas, a partir de meados dos anos 70.
Comecemos pela própria banda Chic, fundada por eles, da qual temos muito a dizer em outros textos. Foram sucessos inesquecíveis como Good Times, Le Freak, Dance Dance Dance, Everybody Dance e tantos outros.
A banda Sister Sledge foi o lado feminino, digamos assim, do Chic. Uma extensão da própria banda em termos de estilo. Algumas de suas inesquecíveis músicas foram Lost In Music, We Are Family, Got to Love Somebody (gravada em conjunto com o Chic), He's The Greatest Dancer, dentre outras super faixas.
Divas como Diana Ross também tiveram mega sucessos produzidos pela dupla, como Upside down, Tenderness, e I'm coming out. Em minha opinião, a história de Diana Ross na música, apesar da qualidade dessa artista, não teria tido tanto destaque, se não fosse pela colaboração deles na produção dessas faixas. E não esqueçam que Diana já tinha uma boa carreira solo, além da boa performance como uma das ex-vocalistas do grupo The Supremes. Ou seja, eles melhoraram a visibilidade e o sucesso de Diana Ross que já eram considerados muito bons.
O Camaleão, David Bower, também recorreu ao talento da dupla no disco que trouxe o seu estrondoso hit, Let’s Dance, em 1984.
Sheila and B Devotion traz no sucesso Spacer os famosos acordes e um solo sensacional da guitarra de Rodgers.
Madonna e o seu álbum Like a Virgen, o mais bem sucedido da superstar, também se beneficiaram do talento de Nile Rodgers. Neste disco estão presentes faixas como Dress You Up, Like A Virgen, Into the Groove, Material Girl, etc.
E teve muito mais na fábrica de sucesso da dupla: Jean Paul Young, Duran Duran, Mick Jagger, Rod Stewart, o então já veterano Joe Coker, Philip Bayler (da banda Earth, Wind and Fire), etc, etc, etc.
Por fim, merecem destaque as influências sobre Meco Monardo, saxofonista de uma das diversas formações da banda da dupla e que foi produtor das trilhas sonoras de filmes famosos, como Superman e Star Wars, dentre outros. Fala-se que Meco sofreu tanta influência de Rodgers que resolveu morar vizinho ao produtor. Brincadeira à parte, eles realmente moravam no mesmo prédio à época.
É isso, por enquanto. Mas, sobre Disco Music, ainda há muito a ser contado...
Um comentário:
gostei da história de bernard e nile, continue contando muitas coisas da disco. valeu. um grande abraço. ass: beto campos
Postar um comentário